Siga-nos nas redes

video

A história do logotipo da Ferrari

Quando falamos no logotipo da Ferrari, é impossível não nos lembrarmos automaticamente do famoso “Cavallino Rampante”.

Logotipo da Ferrari

Já se perguntou de onde vem o famoso cavalinho da Ferrari do logotipo da Ferrari?

É a essas e outras questões que nós queremos responder.

O cavalo rampante foi originalmente utilizado não num automóvel mas num avião, pelo piloto da Força Aérea italiana Francesco Barraca. O cavalo servia de símbolo decorativo na lateral do avião do piloto, durante a I Guerra mundial. De acordo com os historiadores, Barraca pertencia a uma família nobre que possuía um elevado número de cavalos.

Mas como é que este símbolo foi parar ao desportivos da Ferrari?

A história é simples: Enzo Ferrari, fundador da marca, teve a oportunidade de se encontrar com a mãe do famoso aviador em 1923, e pediu que o símbolo fosse adoptado como emblema para os modelos da marca – o argumento foi que “traria sorte”. O logotipo foi mais tarde apresentado ao público italiano, em 1932.

Vídeo da História do logotipo da Ferrari

Ao cavalo erguido em preto foi acrescentado um escudo na cor amarelo canário, em homenagem à província de Modena, e mais três listras nas cores da bandeira italiana: verde, branco e vermelho.

Em 1947, altura em que é fundada oficialmente a Ferrari, a marca italiana já se tinha estabelecido no mercado e atingido um status elevado, graças também ao sucesso no desporto motorizado. Com o fim da II Guerra Mundial e a queda de Mussolini, a marca lança seu primeiro modelo, o Ferrari 125 S.

Características do logotipo da Ferrari

Embora os desportivos da Ferrari se tenham transformado e evoluído ao longo dos tempos, o logotipo permaneceu praticamente inalterado, mantendo-se fiel às suas raízes. A principal diferença dos logotipos mais antigos para os mais recentes são as letras SF – Scuderia Ferrari – que deram lugar à própria designação “Ferrari”, em baixo, e as formas exteriores – actualmente rectangulares.

Toda a composição assemelha-se aos emblemas utilizados pela aristocracia. Além de evidenciar uma certa elegância e autoridade, o “Cavallino Rampante” remete para uma noção de força e poder, representando na perfeição os desportivos da casa de Maranello.

Fonte: Razão Automóvel

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade
Publicidade