Siga-nos nas redes

campanha

Dove usa outdoor de seringas para alertar sobre cirurgias plásticas em jovens

A marca de beleza Dove lançou uma campanha chamada “Injectable Billboard” que alerta sobre o número crescente de jovens canadenses que fazem cirurgias plásticas.

Dove usa outdoor de seringas para alertar sobre cirurgias plásticas em jovens

Há décadas, a Dove tem usado uma metáfora de um “agulha pontiaguda” para criticar o complexo industrial de beleza, denunciando repetidamente padrões irreais e imagens e mensagens prejudiciais.

Em seu último projeto, a marca da Unilever se arma com objetos pontiagudos reais – seringas de grau médico – para ilustrar graficamente quantos procedimentos cosméticos adolescentes canadenses fizeram no último ano.

A ativação, chamada “Injectable Billboard“, foi instalada no pátio do shopping Square One em Toronto para máxima exposição ao público-alvo. A exibição fora de casa é feita de dezenas de milhares de seringas semelhantes às usadas para colágeno, Botox e preenchimentos dérmicos.

A campanha, da Ogilvy Toronto e David Miami, coloca uma peça forte de dados em seu título: 50.000 meninas canadenses entre 14 e 17 anos tiveram injeções para fins cosméticos em 2022.

Sempre que uma jovem rola sua feed, ela é bombardeada com conteúdo de beleza tóxico – não é de se admirar que a idade média das injeções cosméticas continue diminuindo“, disse Francesco Grandi, diretor de criação da Ogilvy Toronto, em comunicado.

Essas meninas estão se sentindo pressionadas a alterar a maneira como parecem enquanto ainda estão mudando e se desenvolvendo

Francesco Grandi, diretor de criação da Ogilvy Toronto

De acordo com o mesmo estudo da Vividata, 74% das meninas canadenses querem mudar pelo menos uma coisa em sua aparência, 62% desejam ser mais bonitas e menos da metade se descreveria como bonita.

A pesquisa mostrou que mais de um terço das meninas canadenses estão insatisfeitas com sua aparência e mais de 1 em cada 5 fariam injeções cosméticas para se tornarem mais bonitas.

As injeções, mais comuns do que tratamentos invasivos como lifting facial e remodelação do nariz, se tornaram um negócio de US$ 17,4 bilhões globalmente, segundo a Grand View Research. Esse número deve saltar para US$ 35 bilhões até 2030, com a demanda na América do Norte dominando o mercado. Somente nos EUA, houve 18 milhões desses procedimentos em 2020, segundo a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos.

Dove usa outdoor de seringas para alertar sobre cirurgias plásticas em jovens "Injectable Billboard"

Vários preenchedores, ácidos hialurônicos e outros soros na categoria são projetados para aumentar os lábios e as bochechas, suavizar as rugas e remover as linhas de sorriso. Mas a campanha da Dove argumenta que, especialmente quando os consumidores são adolescentes, os produtos podem ter um impacto prejudicial na saúde mental.

A arte imita a vida através do painel, com o objetivo de falar diretamente aos jovens e “incentivar os pais a terem uma conversa sobre ideais de beleza prejudiciais“, de acordo com Rishabh Gandhi, chefe de cuidados pessoais da Unilever Canadá.

Dove luta contra a influência tóxica das redes sociais afeta a autoestima das adolescentes

A campanha publicitária da Dove procura alertar para a pressão exercida sobre adolescentes para que elas se conformem aos padrões de beleza irreais que permeiam a indústria da beleza. Utilizando uma estratégia de marketing impactante, a marca de produtos de higiene pessoal pretende chamar a atenção para o fato de que o uso de procedimentos estéticos invasivos e, em particular, de injeções cosméticas, tem se tornado cada vez mais comum entre adolescentes no Canadá.

De acordo com uma pesquisa da Vividata, mais de um terço das meninas canadenses não estão satisfeitas com a própria aparência, e mais de uma em cada cinco consideraria a possibilidade de se submeter a procedimentos estéticos com o intuito de ficar mais bonita. Isso é preocupante, uma vez que o uso dessas intervenções médicas pode ser prejudicial à saúde mental de adolescentes ainda em desenvolvimento.

A campanha publicitária da Dove tem o objetivo de encorajar os pais a conversar com suas filhas sobre a pressão social que as meninas sofrem para se adequar a determinados padrões de beleza. A marca acredita que a conscientização sobre essa questão é fundamental para reduzir a exposição de adolescentes a mensagens prejudiciais e promover a autoestima corporal saudável.

A Dove é conhecida por sua história de questionar os padrões irreais de beleza promovidos pela indústria da beleza e por incentivar a autoaceitação. A campanha publicitária “Injectable Billboard” é mais um exemplo desse compromisso da marca com a promoção de uma imagem corporal positiva e saudável.

A iniciativa é parte do projeto Dove Self-Esteem, que tem como objetivo fomentar a autoestima corporal em crianças e adolescentes em todo o mundo. Desde o seu lançamento em 2004, o projeto já alcançou 94,5 milhões de jovens em 150 países.

Já falamos deste projeto da Dove anteriormente aqui.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *