Siga-nos nas redes

campanha

7 campanhas e ações de marcas inclusivas em 2022

7 campanhas e ações de marca mais inclusivas de 2022

Josh Loebner, Ph.D., diretor global de design inclusivo da Wunderman Thompson destacou para a Adweek, 7 das campanhas e ações de marca mais inclusivas em 2022.

Confira 7 campanhas e ações de marcas inclusivas em 2022

Apple lançou um de seus melhores anúncios do ano

Apple

Loebner citou rapidamente o “The Greatest” da Apple como um dos principais sucessos de acessibilidade de 2022, observando a grande quantidade de recursos em destaque e a qualidade geral da campanha em si.

Além disso, ao destacar a funcionalidade de cada recurso, Loebner observa que a marca foi capaz de demonstrar eficazmente o apelo mais amplo de seus produtos para toda a base de consumidores, independentemente da habilidade.

“O interessante em todas as considerações de acessibilidade nos produtos da Apple é que eles podem ser usados por qualquer pessoa”, disse ele. “E é aí que entra o design inclusivo. Por exemplo, o anúncio mostrava uma mulher surda ou com dificuldade de audição, e o seu Apple watch avisava que o bebê estava chorando. Para qualquer número de indivíduos que são pais, isso poderia ser um benefício incrível.”

Kohl’s oferece roupas adaptaveis ​​para adultos

Kohl's oferece roupas adaptáveis

Em setembro, a cadeia de varejo anunciou uma nova linha de roupas adaptáveis para seus consumidores adultos, juntando-se às linhas de roupa acessível anteriores que eram voltadas para crianças. “Sou a única pessoa com deficiência da minha família”, disse Loebner, “e se formos à Kohl’s e minha família quiser comprar outras coisas enquanto eu encontro algo que possa ser mais acessível para mim em vestuário, posso fazer isso“. Entre a Kohl’s e os móveis adaptáveis da Pottery Barn, ele aponta para “uma maior integração da inclusão de deficiência com essas [experiências de varejo]”.

Anúncio perfeito do Touch Card da Mastercard

Mastercard

O “Spotlight” da Mastercard e da agência criativa McCann destacou a importância da acessibilidade além de sua utilidade prática. Segundo Loebner, “foi ótimo ver não só a pessoa usando o bastão branco, mas também a marca incorporar descrições de áudio de maneira criativa“. Ele elogiou ainda o design inclusivo “do início ao fim” presente no trabalho, incluindo o uso de funcionalidades acessíveis e a representação cuidadosa ao longo do anúncio.

Amazon lançou seu hino de acessibilidade

Amazon

“O Amazon lançou o desafio quando se tratou de acessibilidade corporativa, desafiando outras marcas a considerarem e a desenvolverem continuamente os seus produtos com as comunidades de pessoas com deficiências em mente. Enquanto ainda exibia a variedade de recursos de acessibilidade da conglomerate, o trabalho também oferecia uma visão da abordagem interna da empresa em relação à contratação inclusiva e à liderança.

Ao ver um anúncio da Amazon onde a voz fora de cena era de um funcionário cego, estamos começando a obter mais da história completa das pessoas com deficiências e publicidade, ao invés de usar a deficiência como uma propriedade ou apenas mostrando os recursos acessíveis, o que é ótimo“.

A Diageo estabelece uma cultura interna e externa de acessibilidade

Design inclusivo Diageo

A Diageo, uma marca de destilados, surpreendeu Loebner positivamente ao treinar sua equipe de marketing em design inclusivo para garantir que suas campanhas de marca e experiências reflitam as diferenças culturais entre os consumidores e sejam acessíveis para todos. Isso também teve um impacto positivo na experiência de destilaria da marca, o Johnnie Walker, oferecendo aos consumidores com deficiências uma nova maneira de apreciar o espírito.

Loebner destacou esse esforço como um momento em que uma marca reconheceu o potencial e a humanidade dos consumidores com deficiências. Às vezes, as deficiências podem ser infantilizadas ou vistas como infantis. Mas, segundo Loebner, “veremos um adulto com 21 anos, idade adequada para beber um espírito, e as pessoas podem pensar, ‘Oh, não sei se eles deveriam beber. Eles têm uma deficiência’. Amigo, inscreva-me para um bourbon“.

Degree correu para o metaverso com uma maratona acessível

Degree

De acordo com Loebner, o Metathon da Degree, uma maratona no metaverse, foi uma oportunidade de demonstrar como a tecnologia emergente pode ser uma ferramenta valiosa para usuários com deficiências e uma forma de aproximar as marcas de um público mais amplo. Ele ficou impressionado com a criação da Unilever de publicidade para o Metaverse Marathon que incluiu avatares com deficiências, como uma forma de mostrar como podemos ser tão equitativos quanto possível enquanto avançamos para o Web3 e o que isso significa do ponto de vista visual, incluindo diferentes tipos de corpos.

Microsoft lança acessórios adaptativos

Microsoft lança acessórios adaptativos

Loebner ficou impressionado com o que a Microsoft desenvolveu em termos de acessórios para o hardware. Ele disse que muitas vezes nos concentramos no software, o que é ótimo, mas a Microsoft também criou acessórios que permitem que pessoas com diferentes deficiências, incluindo diferenças nas extremidades superiores, possam acessar o hardware e usar o mouse de maneiras que não haviam feito antes. Segundo ele, o design inclusivo da Microsoft realmente foi ao próximo nível.

Josh Loebner, PhD, é um profissional de marcas, publicidade e design inclusivo há 20 anos e apoia iniciativas de marcas globais centradas em design inclusivo, deficiência e acessibilidade. Ele ingressou na Wunderman Thompson em maio de 2022 como chefe global de design inclusivo para liderar a prática de experiência inclusiva, que fornece consultoria inclusiva e acessível, estratégia, criatividade, experiência e especialização em design para clientes.

Fonte: Adweek

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *