Siga-nos nas redes

Dicas e tutoriais

Estudo da ASICS: Exercício na Adolescência e Bem-Estar na Vida Adulta

Exercício na Adolescência e Bem-Estar na Vida Adulta: Estudo da ASICS

A relação entre exercício físico e bem-estar mental é cada vez mais evidente, e a ASICS, renomada marca esportiva, está na vanguarda dessa pesquisa. Recentemente, a empresa divulgou os resultados de seu segundo estudo global, intitulado “State of Mind” (Estado Mental), que revela uma conexão significativa entre a prática de atividades físicas durante a adolescência e o bem-estar mental na idade adulta.

Os resultados são claros: os brasileiros que se mantêm ativos durante toda a adolescência desfrutam de pontuações mais altas de bem-estar mental na vida adulta. Essa constatação ressalta a importância não apenas da prática esportiva como um estilo de vida saudável, mas também como uma medida preventiva para problemas de saúde mental no futuro.

O estudo, conduzido com mais de 26.000 participantes em 22 países, revela que quanto mais uma pessoa se exercita, mais alta é sua pontuação de bem-estar mental. Essas pontuações são baseadas em uma série de traços cognitivos e emocionais, como positividade, contentamento, relaxamento e confiança, entre outros.

No Brasil, especificamente, os dados são reveladores. Aqueles que são regularmente ativos, praticando 150 minutos ou mais de atividade física por semana, têm uma pontuação média de bem-estar mental de 64/100. Por outro lado, as pessoas inativas, que fazem menos de 30 minutos de exercício por semana, têm uma pontuação média significativamente mais baixa, de apenas 45/100.

Além disso, o estudo destaca a importância de manter-se ativo durante a adolescência. Aqueles que se exercitaram regularmente durante esses anos apresentaram níveis mais elevados de atividade física e pontuações mais altas de bem-estar mental na idade adulta. Esses resultados indicam que estabelecer bons hábitos de exercício na juventude pode ter um impacto positivo duradouro na saúde mental.

De acordo com o professor Brendon Stubbs, especialista em exercício e saúde mental do King’s College London, é alarmante observar a diminuição dos níveis de atividade entre os jovens, pois isso pode resultar em um bem-estar mental comprometido na idade adulta. Ele também ressalta que a Geração Z já apresenta pontuações mais baixas de saúde mental em comparação com os Baby Boomers, indicando possíveis impactos futuros significativos.

No entanto, há uma tendência preocupante de queda na atividade física entre as gerações mais jovens. Os dados mostram que um número cada vez menor de jovens está se mantendo ativo, o que pode ter sérias repercussões para sua saúde mental no futuro.

Diante desses achados, fica claro que o exercício físico não é apenas benéfico para o corpo, mas também para a mente. É por isso que a ASICS está empenhada em apoiar e inspirar as pessoas a se manterem ativas ao longo de suas vidas. Afinal, como diz o lema da ASICS, “Anima Sana in Corpore Sano” (Mente Sã em um Corpo São), cuidar da saúde física e mental é essencial para uma vida plena e saudável.

Portanto, diante dessas descobertas, fica evidente que incentivar a prática de exercícios, especialmente durante a adolescência, é fundamental para promover o bem-estar mental e emocional das gerações futuras.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *