Siga-nos nas redes

campanha

Volkswagen Utiliza Inteligência Artificial em Campanha para Celebrar os 70 Anos da Empresa

Encontro emocionante: Maria Rita e Elis Regina se encontram em campanha da Volkswagen após 41 anos. Uma homenagem tocante com uso de inteligência artificial.

Maria Rita e Elis Regina fazendo dueto em comercial da Volkswagen

A inteligência artificial (IA) foi utilizada em uma campanha lançada nesta segunda-feira (3) pela Volkswagen. O comercial emocionante, que comemora os 70 anos da empresa, usa a tecnologia para promover um encontro da cantora Maria Rita com sua mãe Elis Regina, 41 anos após sua partida.

Vídeo da campanha da Volkswagen que utilizou Inteligência Artificial

No vídeo, Maria Rita canta o clássico “Como Nossos Pais”, composta por Belchior — que também é lembrado no comercial. A música foi eternizada na voz de Elis Regina.

A Volkswagen tá completando 70 anos de Brasil. E, para comemorar, me convidou para participar de uma campanha linda, de arrepiar… além disso, eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico. Muito obrigada @VWBrasil. 🥹🥲 não vou dar spoiler… mas é lindo 💙 assistam!“, escreveu Maria Rita em seu Instagram.

No comercial, enquanto a cantora dirige em uma estrada um ID.Buzz, que é a versão 100% elétrica da Kombi, Elis Regina surge ao lado conduzindo uma Kombi clássica, e mãe e filha fazem um dueto inédito.

Elis Regina, intérprete de clássicos como “Águas de Março” e “O Bêbado e a Equilibrista”, faleceu em 1982, quando Maria Rita tinha apenas quatro anos.

A produção do vídeo contou com uma tecnologia de inteligência artificial treinada para o reconhecimento facial de Elis Regina. A Volkswagen utilizou um processo diferente do habitual em projetos de IA, que costumam utilizar tecnologias pré-treinadas para obter o mesmo resultado.

Segundo a montadora, a agência e a produtora uniram-se a uma empresa de pós-produção americana especializada, com experiência em projetos realizados para a indústria cinematográfica de Hollywood. Uma dublê de corpo recebeu o “rosto digital” da cantora, em um processo conhecido há alguns anos e apelidado de deepfake.

“Durante dias, a IA recebeu extensivos treinamentos com diferentes tecnologias, combinando a atuação da dublê com os movimentos e imagens de Elis, chegando ao inédito e surpreendente resultado do rosto da cantora”.

De acordo com o Tecnoblog, foram utilizados os programas AutoEncoders e StyleGan 3 nesta produção. Esses programas usam redes neurais artificiais, onde sistemas de computador são modelados a partir de conexões neurais no cérebro humano.

70 anos volkswagen

A campanha, criada pela AlmapBBDO e produzida pela Boiler Filmes, conta com a direção de cena de Dulcidio Caldeira e direção musical conduzida por Hilton Raw, da Raw Audio.

A Volkswagen mais uma vez inova ao utilizar a inteligência artificial para criar um encontro emocionante entre Maria Rita e Elis Regina. Essa campanha marca os 70 anos de história da montadora no Brasil e demonstra o poder da tecnologia em despertar emoções e conectar pessoas através da música.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *