Siga-nos nas redes

campanha

10 marcas que fazem sucesso no TikTok com a Geração Z

Os usuários da rede social TikTok são bastante céticos em relação marketing, mas 10 marcas ganharam a aprovação da Geração Z

logo NBA, Rynair, Chipole no TikTok

Basicamente, o TikTok não é a plataforma ideal para publicidade. É um lugar onde as pessoas comuns são convidadas a se deleitar com a fama efêmera da internet plantando conselhos sobre relacionamentos, tutoriais de maquiagem e humor autodepreciativo de públicos estranhamente específicos.

Mas, como a maioria dos aplicativos de mídia social, também se tornou um centro de compra e venda de produtos. Esta semana, a TikTok anunciou uma parceria com o Publicis Groupe, que ajudará as marcas a capitalizar as tendências do comércio viral. Embora a plataforma esteja expandindo rapidamente seu “menu” para profissionais de marketing, sempre haverá algumas marcas que criam a mensagem certa no TikTok e outras que não funcionarão.

Um estudo recente da TikTok sugere que os usuários desejam que as marcas apresentem conteúdo popular e original: 67% preferem que as marcas apresentem sons virais, enquanto 65% preferem que apresentem novo áudio. Em última análise, quando se trata de uma boa marca no TikTok, você sabe quando vê.

A Adweek pediu aos profissionais de marketing e analistas de mídia social que destacassem 10 marcas que fazem sucesso no TikTok que realmente entendem como tirar proveito da plataforma, que é definida por usuários ( principalmente a Geração Z) que são especialmente sensíveis a táticas de marketing agressivas e exigem conteúdo com valor.

10 marcas que fazem sucesso no TikTok

Chipole

“Se há uma marca que realmente entende o TikTok como ciência, é a Chipotle”, disse Ismael El-Qudsi, cofundador e CEO da agência de marketing de influência SocialPubli.

Antes do TikTok, houve o Vine, onde crianças pequenas como Roy Murray se tornaram virais por suas versões icônicas de linhas como: “Meu Deus, eu amo Chipotle, Chipotle é minha vida!” A gigante do fast food de inspiração mexicana pode não ter aproveitado totalmente esse marketing gratuito quando o vídeo se tornou viral em 2014, mas está compensando o tempo perdido ao apresentar desafios de campanha bem-sucedidos, reforçando o conteúdo gerado pelo usuário – como a reconstituição de um criador de como um clássico “irmão de ginástica” pode pedir sua tigela – e criar vídeos originais com foco na construção de uma comunidade.

Thomas Brazier, diretor de criação da agência Carson + Doyle, elogiou a Chipotle por sua promoção satírica no estilo dos anos 90 para o Dia Nacional do Abacate. Ele a identificou como outro exemplo da conta da marca existente para “entreter, em vez de vender.”

“A Chipotle faz um ótimo trabalho em compreender profundamente a relação de seus consumidores com seu produto, burritos, e usa a plataforma TikTok para contar e compartilhar essas histórias”

NBA

Com 13,3 milhões de seguidores, a NBA é uma das contas de marca mais populares no TikTok. A estratégia da liga: postar constantemente. Seu fluxo de conteúdo exclusivo, de bastidores e ao vivo foi fundamental para o envolvimento dos fãs. Um exemplo é um clipe de close-up de Cade Cunningham enquanto ele abraça sua filha e mãe depois de se tornar a escolha número 1 do Detroit Pistons.

“Por ser uma rede de conteúdo de formato curto, eles usam elementos como humor e música para prender as pessoas e, ao mesmo tempo, alavancam desafios como #AllStarTalent para envolver e motivar os usuários do TikTok a criar seu próprio conteúdo”

Diz El-Qudsi

AriZona Beverages

A empresa de bebidas ganhou a aprovação da comunidade TikTok ao identificar momentos e tendências virais. A chave é tornar o conteúdo da marca comparável ao de qualquer usuário médio. A interação é outro elemento essencial que a marca empregou com bons resultados.

AriZona respondeu às perguntas da seção de comentários, honrou a obsessão da Geração Z com a astrologia atribuindo uma bebida a cada signo do zodíaco e juntou-se à obsessão da plataforma com a identidade de Dom Toretto de Velozes e Furiosos como um “homem de família”.

https://www.tiktok.com/@drinkarizona/video/6986735748376431878?sender_device=pc&sender_web_id=6964453270849963526&is_from_webapp=v1&is_copy_url=0

Charlie Naus, cofundador e diretor administrativo da Carson + Doyle, admira a Pattern por se apoiar em seu propósito de melhorar a vida doméstica diária no TikTok sem apenas promover vendas.

“Um bom ponto de partida seria as marcas pensarem sobre como podem expressar o que as torna únicas do ponto de vista da personalidade, deixando o produto em segundo plano”, disse ele.

e.l.f.

Quando a e.l.f lançou uma música original e um desafio de hashtag no TikTok em 2019, foi uma das primeiras marcas a aproveitar as vantagens da plataforma. A empresa de cosméticos fez parceria com o produtor vencedor do Grammy iLL Wayno e o artista Holla FyeSixWun para apresentar “Eyes.Lips.Face”, uma música que chegou ao topo das paradas do Spotify e se tornou sinônimo da cultura TikTok. Segundo Ty Kelly, diretor de desenvolvimento de negócios da Carson + Doyle, a campanha demonstra a importância de se correr riscos na plataforma.

“Uma coisa é permanecer na tendência para que seu conteúdo permaneça relevante com as preferências em constante mudança da comunidade TikTok”, outra coisa é fazer seu próprio conteúdo ou tentar iniciar uma tendência.”

Desde o lançamento de “Eyes.Lips.Face”, e.l.f continuou a criar sons originais, ao mesmo tempo que deu às tendências populares do TikTok um toque de marca.

Nesta semana, a marca personificou seus produtos de beleza para participar de um desafio popular entre grupos de amigos que consiste em cada integrante adivinhar quem será o primeiro a se perder no clube.

https://www.tiktok.com/@elfyeah/video/6991992545433668869

Ryanair

Se há uma marca na TikTok que não tem medo de rir de si mesma – assim como de clientes e seguidores – é a Ryanair.

Um tema consistente em sua página é a falha dos usuários em entender que a companhia aérea só opera voos europeus. Essas postagens provocam uma explosão de risos nervosos na cara do avião da Ryanair, um personagem central em grande parte do conteúdo da marca.

A página é famosa por zombar da cultura aeroportuária e, ao mesmo tempo, lembrar divertidamente os telespectadores de sua autoproclamada posição de maior companhia aérea da Europa.

https://www.tiktok.com/@ryanair/video/6977020906157739269

Em um vídeo separado, a Ryanair deu uma mensagem especial a todos os “Simps dos EUA” que estão pedindo à marca para começar a incluir a América em seus voos.

“Leia os comentários do TikTok. Eles são basicamente análises de pesquisa sobre necessidades e feedback direto dos clientes, o que ajuda as marcas a entender que tipo de conteúdo devem criar.”

Bogliari

Maybelline

No verão passado, a marca de cosméticos lançou sua campanha #MaybeItsMaybelline, que encorajava os usuários a criar sua própria versão do icônico jingle para ter a chance de ganhar $ 500 em maquiagem.

Maybelline se tornou viral novamente em dezembro, quando um parceiro de marca compartilhou os efeitos de alongamento de seu Lash Sensational Sky High Mascara.

A hashtag #SkyHighMascara, que é preenchida por usuários que ficam surpresos depois de experimentar o produto pela primeira vez, agora tem mais de 315 milhões de visualizações.

https://www.tiktok.com/@maybelline/video/6893670265616616709

Brit McCorquodale, vice-presidente executivo da plataforma de marketing de influência Tribe Dynamics, atribuiu o sucesso do TikTok de Maybelline à vontade da marca de abraçar a criatividade do usuário na plataforma.

“O TikTok recompensa a autoexpressão criativa, então as marcas devem estruturar iniciativas de forma que os participantes possam ter liberdade artística com seu conteúdo”

Aerie

Depois que a usuária do TikTok, Hannah Schlenker, postou um vídeo de dança não patrocinado usando leggings Aerie em novembro de 2020, o interesse do consumidor no produto disparou. Aerie então escolheu Schlenker como embaixador oficial da marca, e a hashtag #CrossoverLeggings agora tem mais de 10 milhões de visualizações no TikTok.

De acordo com McCorquodale, as marcas devem abraçar momentos descontraídos na plataforma enquanto também se concentram nos benefícios tangíveis de seus produtos.

“O formato de vídeo curto do TikTok permite que os criadores demonstrem rapidamente a eficácia dos produtos em tempo real”, disse ela.

“Por esse motivo, produtos com resultados visíveis – como as propriedades de alongamento da Máscara Sky High da Maybelline ou o design de aprimoramento da curva da Aerie Crossover Leggings – são os mais propensos a se tornarem virais.”

Walmart

O conteúdo do TikTok do Walmart é tão diverso quanto a coleção de produtos do gigante do varejo. Ao promover a conveniência de seus serviços de entrega, oferecendo truques de estilo de vida e apresentando receitas não convencionais, a marca está trabalhando duro para captar a atenção da Geração Z.

Margo Kahnrose, diretor de marketing da plataforma de inteligência do consumidor Skai, elogiou o Walmart pelo sucesso de seu concurso #DealDropDance de 2019, que gerou entusiasmo pelas vendas da gigante Black Friday e alcançou 4,1 bilhões de visualizações.

“Eles lançam uma rede muito ampla ao não obter produtos específicos, mas exibindo a experiência na loja, usando dança, música e incentivos para angariar bilhões de visualizações”, disse ela.

@walmart

One thing we know for sure, and that’s chocolate = good. #fyp

♬ original sound – Walmart

Crumbl Cookies

Quando a loja de sobremesas começou a fazer TikToks no final de 2019, ela estava mais preocupada em se divertir e injetar personalidade nos vídeos do que em criar um produto final polido.

Crumbl Cookies fez a transição de vídeos de dança de funcionários em seus primeiros dias para lançar novos conteúdos de sobremesas todas as semanas para um público de quase 2 milhões de seguidores na plataforma.

Kayla Savage, estrategista criativa e gerente de conta da Carson + Doyle, está impressionada com o desenvolvimento da marca no aplicativo, que passou de pegar as tendências do TikTok para impulsionar o entusiasmo do usuário através da originalidade e consistência.

“Visualmente, eles passaram de danças TikTok para tirar fotos de seus produtos que são comparáveis ​​aos comerciais do iPhone”, disse ela.

Pattern Brands

A Pattern Brands vende produtos de reforma, mas não é apenas a TikTok que impulsiona as vendas de mesas de cabeceira e eletrodomésticos.

A empresa usa a plataforma para se conectar com os consumidores, acompanhando hacks de vida e inspiração de design com uma estética relaxante e um tom de conversa.

https://www.tiktok.com/@patternhome/video/6962179837809134854

Charlie Naus, cofundador e diretor administrativo da Carson + Doyle, admira a Pattern por se apoiar em seu propósito de melhorar a vida doméstica diária no TikTok sem apenas promover vendas.

“Um bom ponto de partida seria as marcas pensarem sobre como podem expressar o que as torna únicas do ponto de vista da personalidade, deixando o produto em segundo plano”, disseCharlie Naus.

Fonte: ADNEWS

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *